Fundo
Sábado, 24 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/08/2021

20ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jz 2,11-19 Salmo: Sl 106(105) - Senhor, perdoa nossa ingratidão.
evangelho
Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu - Mt 19,16-22

Alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Ele respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo”. O jovem disse-lhe: “Já observo tudo isso. Que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

No texto de hoje, vemos que alguém se aproxima de Jesus e pergunta: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” O que Jesus lhe responde? O que Jesus sugere a essa pessoa? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, repita as palavras que mais lhe chamaram atenção e identifique os personagens que aparecem durante a narrativa. Qual é a mensagem central do Evangelho?

Evangelho: Mt 19,16-22 Alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Ele respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra pai e mãe, ama teu próximo como a ti mesmo”. O jovem disse-lhe: “Já observo tudo isso. Que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu esta palavra, o jovem foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens.

“Os Mandamentos, colhidos no Decálogo, dizem respeito ao relacionamento social e sintetizam a ética de um bom judeu. O jovem percebe que esse horizonte é limitado e deseja algo mais, quer ser perfeito. A proposta de Jesus afeta suas seguranças. Ele precisa decidir entre Deus e o dinheiro. Para ser discípulo de Jesus, deve optar por um estilo de vida que tenha como linhas básicas: a renúncia e a generosidade. É o caminho do seguimento de Jesus. Bom judeu, o jovem não teve forças para entrar no Reino. O dinheiro é uma mediação para o bem ou para o mal. Ele pode tornar-se um ídolo que ocupa o lugar de Deus. Nunca mais se ouviu falar do jovem rico. Entre o Reino e o dinheiro, preferiu o dinheiro.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, escute o que o Senhor, pela ação de seu espírito, lhe diz. Permita que a Palavra de Deus se misture com a sua vida e procure reconhecer a voz do Senhor, que fala com você.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, você é convidado(a) a se dirigir ao Senhor com tudo que você é. Não tenha medo de se expressar e de fazer a sua oração, seja uma prece de súplica, seja um louvor. Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença. Reze também pelas realidades que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra?
Proposta do dia: avaliar a importância do dinheiro em minha vida.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Ouvimos no Sermão da Montanha: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. E agora ouvimos Jesus dizer a alguém que perguntou o que devia fazer de bom para ter a vida eterna: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. O que significa “perfeição” para o ser humano limitado por natureza? Nesta conversa, na qual Jesus diz: “Vem e segue-me”, é bastante claro que “perfeição” significa, não estar preso aos bens deste mundo, estar livre para seguir Jesus Cristo, desimpedido para poder ir com ele a qualquer lugar. E, além disso, com a garantia de um dote guardado no céu, o dinheiro dado aos pobres. Tanto é assim que o jovem não seguiu Jesus por estar preso aos bens deste mundo, que eram muitos. A pobreza, que é desgraça para muitos, pode ser virtude para alguns. Luxo e exuberância não convêm ao seguidor de Jesus. O Mestre não tinha uma pedra para reclinar a cabeça. Livrar-se de bens para seguir Jesus, e não seguir Jesus para adquirir bens.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.