Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/01/2022

Tempo do Natal depois da Epifania - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 5,5-13 Salmo: Sl 147(147B) - Glorifica o Senhor, Jerusalém.
evangelho
Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me - Lc 5,12-16

Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: “Quero, sejas purificado”. E imediatamente a lepra desapareceu. E ordenou-lhe que não o contasse a ninguém. “Mas”, disse, “vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de nossa fé pode impedir que façamos esse pedido: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Peçamos ao Espírito Santo que nos amadureça na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente a resposta de Jesus: “Quero, sejas purificado.


Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que o leproso pede a Jesus? E o que Jesus faz?

Evangelho: Lc 5,12-16 Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: “Quero, sejas purificado”. E imediatamente a lepra desapareceu. E ordenou-lhe que não o contasse a ninguém. “Mas”, disse, “vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.

“Na história do leproso, fica claro: Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. Foi assim que Jesus chegou a sua cidade. Deus, na pessoa de Jesus, vem ao nosso encontro. Como o leproso, nós nos aproximamos de Jesus com nossas carências e necessidades, pedindo-lhe uma graça, um milagre. Nessa história, o leproso nos ensina duas atitudes importantes: adorar o Senhor, reconhecendo nele o Salvador enviado pelo Pai, e estar pronto a realizar a vontade de Deus. Lições importantes que aprendemos com ele: pedir com humildade e espírito de obediência. Nesse assunto, é bom sempre lembrarmos: Jesus espera de nós mais do que clientes satisfeitos. Ele nos quer discípulos.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? A quem ele é dirigido? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

O que o Senhor me pede neste dia? Quais são as minhas disposições para o seguimento de Jesus? Não podemos deixar para amanhã; o tempo de Deus é hoje.

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A situação dos leprosos era grave (Lv 13). Devido ao contágio e à total falta de recursos, o leproso devia se retirar do convívio social e ninguém podia chegar perto dele, e menos ainda tocar nele. Jesus, no entanto, passa por cima da Lei e busca o ser humano com seu toque. Jesus não está preocupado com a Lei do Levítico, mas com o ser humano necessitado. Deve-se destacar a atitude de fé do leproso: apesar de sua impureza, aproxima-se de Jesus com confiança, o que lhe era proibido por Lei. Diferentemente de Simão, na perícope anterior (Lc 5,8), o leproso, com fé, se aproxima de Jesus, e este, por sua vez, não se afasta, pois fora ungido (Lc 4,16ss) justamente para ser uma Boa Notícia aos pobres e sofredores. Para Jesus, ninguém é indigno da misericórdia de Deus. Ficam algumas perguntas: o que mais preocupa as pessoas de fé, hoje, a Lei ou as necessidades dos sofredores? Por que nas comunidades, inclusive nas eclesiais, existem pessoas excluídas? A prática cristã deve cuidar mais dos “bons” ou dos marginalizados? Existem leis, até mesmo religiosas, que oprimem os excluídos?

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.