Fundo
Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/11/2020

32ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Tt 2,1-8.11-14 Salmo: Sl 37(36) - A salvação de quem é justo vem de Deus.
evangelho
Somos simples servos, fizemos o que devíamos fazer - Lc 17,7-10

“Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ‘Vem depressa para a mesa’? Não dirá antes: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber’? Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja.A vida da igreja é marcada por homens e mulheres destemidos que tudo fizeram pela causa do Reino. A nós cabe assumir agora nossa parte e nossa história.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o texto do Evangelho de hoje pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque seus personagens. A quem Jesus está instruindo? O que significa ser servo? Qual característica de Jesus o texto nos revela? Que ensinamento Jesus nos dá por meio do Evangelho?

“Trabalhar para o Reino de Deus é um privilégio. Deus não precisava de nós, mas nos quis parceiros em sua obra. Hoje somos os braços, os pés, a fala de Deus. Cada um de nós é um pouco de luz ou um pouco de trevas em nosso ambiente. Devemos ser uma página visível do Evangelho. Os fariseus e escribas imaginavam que obedecer aos valores do Reino merecia recompensa de Deus e admiração da comunidade. Na realidade somos “servos inúteis”, mas não nos é lícito ficar de braços cruzados. De resto, Deus não deixa sem recompensa nem um copo de água. O discípulo é um servidor da humanidade e este serviço traz a realização pessoal. Felizes são os pés dos que evangelizam. Estar com ele é a maior recompensa.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Durante a leitura, que palavra o(a) tocou mais profundamente? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?
Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.
O que significa para mim viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não ser servido?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Recordando o que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra, faça a sua oração, com a certeza de que Ele está com você e escuta os seus pedidos e louvores. Fale com Deus, Pai de amor e perdão, e confie que Ele lhe concederá o que necessita para melhor viver o seu seguimento.

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, dar um pouco mais de mim em favor da comunidade é uma boa prática para este dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Terminando a quinta etapa da subida para Jerusalém, ouvimos de Jesus que somos servos inúteis. Ele nos diz: “Quando vocês tiverem feito tudo o que mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos fazer’”. Se traduzirmos por “somos simples servos”, o sentido é o mesmo: fizemos só o que nos mandaram fazer. Então, como deixar de ser simples servos ou servos inúteis? Certamente, fazendo um pouco mais. É uma regra que vale para tudo e que nos foi dada no Evangelho de Mateus: “Se alguém te obrigar a andar uma milha, caminha com ele duas”. Se for rezar quinze minutos, reze vinte. Jesus levou os mandamentos às suas últimas consequências: “Foi dito aos antigos – eu, porém, vos digo”. Diz o Papa Francisco que a generosidade “alarga o coração e leva à magnanimidade”, que significa “grandeza de alma”, não espírito estreito e mesquinho. Deus espera de nós atitudes gratuitas, que não visam a recompensas. Deus não tem obrigações para comigo por eu ter feito o que devia fazer. Nem terá obrigações se eu for generoso, mas olhará com olhos de benevolência a gratuidade dos meus gestos. Deus me salva de graça por ser ele Salvador. “Se levares em conta as culpas, Senhor, quem poderá subsistir?” Sem gratuidade, até a busca da justiça se converte em vingança.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.