Fundo
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/11/2024

S. Cecília Virgem e mártir - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ap 10,8-11 Salmo: Sl 119(118) - Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor.
evangelho
Expulsão dos vendedores do Templo - Lc 19,45-48

Tendo entrado no Templo, começou a expulsar os vendedores, dizendo-lhes: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’; mas vós fizestes dela um covil de bandidos”. Todos os dias ensinava no Templo. Os sumos sacerdotes e os escribas buscavam fazê-lo perecer, e assim também os notáveis do povo,mas não encontravam o modo de fazê-lo, pois o povo todo ficava perplexo ao ouvi-lo.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”



Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, que murmuras em nosso coração com gemidos inefáveis"( ),vem traduzir em em meu ser o amor pela oração. Transforma-me em Templo vivo, morada de Deus.

Leitura (Verdade)

Todos os dias Jesus ensinava no Templo, nos diz o Evangelho de hoje. Ele ensinava no Templo, nas ruas, nas casas, nas praias, nas montanhas, etc.
Do Templo Jesus exige respeito sagrado. Destaque o que mais lhe chamar atenção neste Evangelho.

Evangelho: Lc 19,45-48 “Tendo entrado no Templo, Jesus começou a expulsar os vendedores, dizendo-lhes: “Está escrito: Minha casa será casa de oração ; mas vós fizestes dela um antro de bandidos!” Todos os dias ensinava no Templo. Os sumos sacerdotes e os escribas procuravam eliminá-lo, e assim também os notáveis do povo, mas não encontravam o modo de fazê-lo, pois o povo todo ficava perplexo ao ouvi-lo.

“Jesus denuncia o comércio que havia no Templo, sede do poder do judaísmo: englobava o poder religioso, econômico e político. No tesouro do Templo, o povo depositava os tributos prescritos por Lei e nas festas era obrigado a gastar, no Templo, boa parte de sua renda anual. A denúncia de Jesus visa à libertação do povo oprimido sob o jugo de uma instituição que, em nome de Deus, favorecia o enriquecimento das elites e excluía as maiorias empobrecidas. Com Jesus, o Templo passa a ser a comunidade dos cristãos que oram e recebem o Espírito Santo, fazendo a vontade do Pai. “Mas vem a hora – e é agora – em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4,23).” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Faça a sua meditação, detendo-se naquele versículo ou palavra que mais o/a toca. Escute o que Jesus lhe diz e identifique o caminho que Ele lhe aponta.
Será que esta cena ainda se repete em nossos dias em nossos templos? Com você pode contribuir para que esses espaços sagrados sejam respeitados?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de frutificar os dons que Deus lhe confiou fazendo com amor e responsabilidade, os deveres que sua missão requer...
Invocações a Jesus Mestre:
“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez? Respeitar os espaços e símbolos sagrados (igrejas, ícones, etc) pode ser uma sugestão concreta.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois de ter lamentado a sorte de Jerusalém, Jesus entrou na cidade e foi ao templo. Viu os vendedores e acusou-os de transformar a Casa de Oração em covil de ladrões. E todos os dias Jesus ia ao templo para ensinar o povo. O povo o ouvia com gosto, o que se tornava um problema para os sacerdotes e os escribas que queriam matar Jesus. A purificação do templo foi certamente uma ação profética de Jesus, ligada à lamentação proferida anteriormente sobre a destruição de Jerusalém. Esse templo, que deveria ser Casa de Oração para todos os povos, transformou-se necessariamente em casa de comércio pelo volume de atividades requeridas pelos sacrifícios a serem oferecidos, incluindo câmbio de moedas. O que Deus quer, porém, é amor e conhecimento de Deus, e não sacrifícios e holocaustos. Ao relatar seu próprio chamado, Mateus cita esta afirmação do profeta Oseias e a repete quando os discípulos arrancam espigas para comer em um dia de sábado. A misericórdia vai substituir tudo o que se fazia no templo. A multiplicação de leis e preceitos, as minúcias na organização dos ritos, as exigências da qualidade do material dos sacrifícios; enfim, todas as normas litúrgicas da época transformaram a Casa de Oração em covil de ladrões. Ladrões de dinheiro e ladrões de consciência. Os mais simples levam a sério o que lhes dizem que é vontade de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.