Fundo
Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/09/2024

Ofício festivo – Exaltação da Santa Cruz – 23º Semana do Tempo Comum - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Nm 21,4b-9 ou Fl 2,6-11 Salmo: Sl 78(77) - Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças.
evangelho
Nascer da água e do Espírito - Jo 3,13-17

Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim é preciso que o Filho do Homem seja elevado, a fim de que todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna. Assim, pois, Deus amou o mundo: a ponto de dar o Filho Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje celebramos a Exaltação da Santa Cruz. Iniciemos a nossa oração traçando sobre nós esse grande sinal de nossa fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Senhor nosso Deus, que pela ação de teu espírito possamos compreender a tua Palavra.”


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo. Contemplar a cruz de Cristo, da qual nos veio a redenção, é contemplar a entrega amorosa dele.

Evangelho: Jo 3,13-17 “Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim é preciso que o Filho do Homem seja elevado, a fim de que todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna. Assim, pois, Deus amou o mundo: a ponto de dar o Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

“Exaltar a cruz de Jesus é reconhecer a graça que o Pai confiou ao mundo, quando enviou seu Filho que foi elevado no madeiro e trouxe a salvação para quem nele crê. Só quem ama com amor infinito pode assumir a cruz em favor do gênero humano. Nós não amamos a cruz pela cruz; amamos a cruz por causa do Crucificado. Na cruz está todo o projeto de amor do Pai. Logo, a cruz, símbolo de toda doação do Pai e do Filho, é o sinal de esperança para todas as pessoas que nele esperam. Por isso, a Igreja celebra essa exaltação, pois todos seus filhos e filhas esperam em Cristo a mesma vitória que culmina na glória de Deus Pai. O Pai não enviou seu Filho para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

As muitas cruzes da caminhada prepararam a cruz definitiva, onde foi possível demonstrar a força da obediência. A cruz é sinônimo de fidelidade a Deus, da entrega da própria vida nas mãos do Pai. É sinônimo de Amor: “Ninguém tem maior amor do alguém que dá a vida pelos amigos” (Jo 15, 13).
Faça a meditação da Palavra, buscando compreender o que o Evangelho de hoje diz a você. Leia novamente o texto bíblico e faça silêncio por alguns instantes, deixando-se tocar por Deus.
Como você carrega o símbolo da cruz? Com devoção ou como amuleto ou peça decorativa?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo.
Senhor, contemplando e beijando a cruz queremos dizer: Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos. Porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

“‘Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus, e vos bendizemos, porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo!’ Assim rezava São Francisco de Assis diante do crucificado. Quando entendemos o mistério que se encerra naquela madeira, abrimos nosso coração em louvor e gratidão. Na cruz, feita altar, o Cordeiro foi imolado para a redenção do mundo. Na cruz está a expressão máxima do amor de Deus pela humanidade. Amou de tal forma o mundo que enviou seu Filho para nos salvar. A linguagem da cruz foi escândalo para os judeus, loucura para os gregos e salvação para os cristãos. Mediante a fé em Jesus crucificado, morto e ressuscitado que se tem a vida eterna! ‘Ó cruz, tu nos salvarás!’”.

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Cruz do salvador o/a leva a experimentar? O que ela deixa em seu coração, para ser vivido neste dia?
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia.

Bênção

Fixemos os olhos no Senhor, para aguentarmos firmes as tentações do inimigo e seguir na estrada de Jesus. Deixemos que da Cruz Jesus nos abençoe com seu amor incondicional. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amem.

Ir. Carmen Maria Pulga

A cruz de Jesus Cristo é levantada sobre o mundo para que todos a vejam e nela contemplem aquele que entregou a sua vida por amor. Infelizes, esquecidos, desgraçados sentem-se amados e compreendidos por quem a eles se assemelha. Não se sentem condenados. Sentem-se salvos, pois, para tanto, Deus enviou seu Filho ao mundo. Sobre o orbe que gira está fixada uma cruz. Como Moisés levantou a serpente no deserto, nesta cruz se levanta o Salvador, içado no madeiro para abraçar com braços abertos o mundo inteiro. Instrumento de martírio, a cruz é hoje exaltada. Neste sinal vence quem crê, e quem não crê pode vencer por ignorar quem é que pende desta cruz; vencendo, porém, por um modo que só Deus sabe. Santa Helena, mãe do imperador Constantino, encontrou a relíquia da cruz e nesse dia foram consagradas a Basílica do Martírio e a Basílica da Ressurreição, em Jerusalém. Com solenidade era apresentada a relíquia da Santa Cruz. Muita coisa é lendária, muita coisa é histórica. O certo, no entanto, é que pelo sinal da santa cruz, Deus, nosso Senhor, nos livra dos nossos inimigos, e o inimigo maior é o que nos leva à prática do mal. A cruz do Senhor é nossa luz. Adoramos o Cristo que pela santa cruz remiu o mundo. Cubramo-nos com o sinal da nossa salvação, fazendo muitas vezes o sinal da cruz.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.