Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/08/2021

19ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Js 24,1-13 Salmo: Sl 136(135) - Senhor, eterno é teu amor.
evangelho
Outros ainda, tornaram-se eunucos por causa do Reino dos Céus - Mt 19,3-12

Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?” Ele respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Perguntaram: “Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher – fora o caso de união ilícita – e se casa com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram-lhe: “Se a situação do homem com a mulher é assim, é melhor não casar-se”. Ele respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem eunucos que nasceram assim do ventre materno; outros foram feitos eunucos por mão humana; outros ainda, tornaram-se eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Santa Dulce dos Pobres. “...os que agem com retidão serão louvados” (Sl 63,11) Na liturgia de hoje o Evangelho nos convida a refletir sobre a união entre o homem e a mulher. O ensinamento de Jesus parte do questionamento dos fariseus: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?”.
Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Depois, faça uma segunda leitura, detendo-se nos personagens. O que diz o texto? Qual questionamento é apresentado a Jesus? Qual é a temática central da narrativa? Qual ensinamento Jesus nos transmite?

Evangelho: Mt 19,3-12 Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e, para experimentá-lo, perguntaram: “É permitido ao homem despedir sua mulher por qualquer motivo?” Ele respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Perguntaram: “Como então Moisés mandou dar atestado de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o princípio. Ora, eu vos digo: quem despede sua mulher – fora o caso de união ilícita – e se casa com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram-lhe: “Se a situação do homem com a mulher é assim, é melhor não casar-se”. Ele respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, mas só aqueles a quem é concedido. De fato, existem eunucos que nasceram assim do ventre materno; outros foram feitos eunucos por mão humana; outros ainda, tornaram-se eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”.

“A Boa-Nova de Jesus Cristo encantava as multidões, sobretudo, os últimos da sociedade. O mesmo não acontecia com os fariseus, sempre presentes para experimentá-lo. Alheio ao casuísmo, Jesus aponta o ideal. São dois projetos que se tornam um só projeto, duas vidas que se tornam uma só vida, à maneira de uma só carne. A família, atualmente, enfrenta grandes tempestades, e isto afeta o sacramento do Matrimônio. A Igreja, seguindo o método de Jesus, continua apontando o ideal. Mãe e Mestra, ela tem o cuidado de olhar para aqueles casais que, de alguma maneira, construíram sobre a areia. Aos divorciados, ela diz que não perderam seu lugar na comunidade. Colocaram-se numa situação de risco e precisam ser amados e ajudados.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A partir do Evangelho e tendo em mente que estamos na Semana Nacional da Família, reflitamos um pouco sobre a missão da família. Lembremos os desafios enfrentados por nossa família, suas lutas, alegrias, a presença de Deus em cada lar...

Rezemos uns pelos outros: pelas famílias desorientadas por falta de fé, de emprego para o seu sustento; falta de união, sobretudo por falta de amor.

Oração (Vida)

Prece ao pé da lareira

Deus Pai e nosso Senhor, que de tudo és Criador, que criaste o universo e também cada pessoa, que criaste pais e filhos e os criaste para o amor. Deus Pai e nosso Senhor, que criaste a mente humana e puseste sentimentos no homem e na mulher, e que a todos iluminas, com a tua imensa luz, escuta esta nossa prece, feita em nome de Jesus.

Eis aqui nossa família, orando e pedindo luz, orando e pedindo bênçãos, em nome do teu Jesus, para as horas de sucesso e para as horas de cruz. Porque às vezes pecamos, viemos pedir perdão. Pelo muito que ganhamos, tens a nossa gratidão. Por que és maravilhoso, viemos te enaltecer, e pelo irmão que precisa viemos interceder.

Nossa família é imperfeita, temos muito que aprender, mas de amor ela foi feita, no amor queremos crescer. Por isso, Pai de bondade, cada dia mais e mais, aumenta o amor nos filhos e aumenta o amor nos pais.
Que sejamos um para o outro a certeza de mais ternura, que a fonte da nossa casa seja cada vez mais pura. Que saibamos viver juntos, respeitosos e amorosos, pais e filhos educados, serenos e esperançosos.
Escuta esta nossa prece, Pai do Universo e da Luz, Pai de todas as pessoas e Pai do Senhor Jesus. Por Ele é que nós ousamos fazer esta oração. Ele é teu Filho querido e o nosso melhor irmão; pedimos, em nome dele, tua graça e teu perdão. Porque nos amas e chamas e conosco te importas, a família reunida te abre todas as portas.

Contemplação (Vida e Missão)

Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

Senhor Deus, Pai de todos nós, derramai, pelo Vosso Espírito de amor, todas as bênçãos necessárias para a nossa família, para que cada um de nós cumpra a sua missão, seguindo o Vosso plano de amor para o bem de todos.
Senhor, que nossa família assim abençoada seja uma verdadeira imagem da Vossa Trindade, na unidade, na ação, e na vida em comum. Amém Jesus, Maria e José, iluminai a vida do nosso lar!
Em nome do Pai, do Filho, do Espirito Santo. Amem.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lembram-se de Francisco Alves cantando: “A vida de casado é boa, mas a vida de solteiro é melhor. Solteiro vai pra onde quer, casado tem que levar a mulher”? Ouvindo Jesus ensinar que o homem não deve separar o casal que Deus uniu, que quem desfaz o casamento legítimo para se casar com outro ou outra comete adultério, os discípulos disseram que era melhor não se casar. Não se trata de ficar solteiro para não ter que levar a mulher. Uns não se casam por razões naturais, outros por cirurgia ou violência, e outros ainda por dedicação a uma causa maior. Solteiro ou casado, seja bem ajuizado!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.