Fundo
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/02/2021

1ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 55,10-11 Salmo: Sl 34(33) - O Senhor está perto de quem tem o coração ferido.
evangelho
Quando orardes, não useis de muitas palavras - Mt 6,7-15

Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nesta caminhada quaresmal, guiados pela Palavra de Deus, somos convidados por Jesus a refletir sobre a oração. Coloquemo-nos diante das palavras com que Ele mesmo se dirigiu ao Pai e que ensinou aos seus discípulos.


É pela oração, pelo encontro com o Senhor, que vamos modelando a nossa vida conforme a vida de Jesus. Na oração, colocamo-nos livres, abertos, confiantes, despojados diante de Deus, que nos acolhe com infinito amor porque nos conhece profundamente e sabe do que temos necessidade. Ao mesmo tempo, nos dispomos para acolher a sua vontade em nossa vida.

Leitura (Verdade)

Evangelho: Mt 6,7-15 “Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. […] O vosso Pai sabe do que precisais. […] Deveis orar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. Se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará.”

Proclame a oração do Pai-Nosso pausadamente, procurando acolher cada palavra. Qual expressão mais chamou sua atenção?

“Não só os pagãos, mas os próprios judeus faziam longas orações. Os discípulos percebem que existe outra maneira de orar. O Pai-Nosso contempla as duas grandes dimensões de nossa oração. Porque somos pobres, temos o direito de pedir, e isto está contemplado na oração de Jesus. Mas, em primeiro lugar, vem o reconhecimento da Onipotência de Deus, somos convidados a assumir o Nome, o Reino e a Vontade do Pai. Depois, seguem as necessidades dos filhos, entre elas o pão, o perdão e a força de superar o mal. O Reino de Deus é gratuidade; é graça e perdão. Os discípulos devem assumir a capacidade de perdoar, pois, assim, serão perdoados pelo Pai. Além de oração comunitária, o Pai-Nosso é síntese do Reino de Deus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que a oração de Jesus ao Pai me leva a meditar?
Qual é a importância da oração em minha vida? Como é meu relacionamento com Deus na oração? Tenho necessidade da oração, da intimidade com Deus?

Oração (Vida)

Para o papa Francisco, “a oração é a respiração da alma: é importante encontrar momentos do dia para abrir o coração a Deus, mesmo com simples e breves orações do povo cristão”. Qual oração você deseja dirigir a Deus neste momento? Pedido, agradecimento, louvor... Reze a oração que Jesus nos ensinou, o Pai-Nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Não basta rezar, é preciso viver o Pai-Nosso.
Que apelo a palavra de Deus despertou em seu coração? Ao longo deste dia, dedique um tempo para seu encontro com Deus na oração.

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Quando orarem, não usem muitas palavras. Rezem o Pai-Nosso.” O ano todo é tempo de oração. Estamos o tempo todo unidos a Deus. Na Quaresma, queremos intensificar essa união. Não é preciso multiplicar exercícios, nem é preciso aumentar o tempo da oração. Podemos fazer uma coisa e outra se for bom para o seguimento de Jesus Cristo. Ele mesmo nos diz que não é preciso multiplicar palavras na oração. E nos ensina o Pai-Nosso, que será a nossa oração forte de cada dia. Não muitas palavras, mas palavras intensas. Tome uma das frases do Pai-Nosso e repita-a algumas vezes, ou muitas vezes, durante o dia. “Seja feita a vossa vontade” é um bom desejo. A vontade de Deus certamente é melhor do que a nossa. “Perdoa-nos as nossas dívidas” é um pedido condicionado. Que Deus me perdoe do mesmo modo como eu perdoo os outros. Que o nome de Deus não seja desonrado pelo nosso modo de viver e não nos falte o pão de cada dia. E com força insistente clamamos: “Livra-nos do mal e do maligno”. E ainda: “Não nos deixes cair em tentação”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.