Fundo
Terça-feira, 01 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/04/2023

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 5,27-33 Salmo: Sl 34(33) - Quero bendizer o Senhor durante todo o tempo.
evangelho
Quem crê no Filho tem a vida eterna - Jo 3,31-36

Aquele que vem do alto está acima de todos. Aquele que é da terra, sendo da terra, fala a partir da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Aquilo que viu e ouviu, isso testemunha, mas ninguém recebe seu testemunho. Aquele que recebe seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as coisas de Deus, pois ele dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e tudo colocou em sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem, porém, é rebelde ao Filho não verá a vida, e a ira de Deus permanece sobre ele.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Antes de nos aproximarmos do texto que a liturgia de hoje nos propõe, preparemo-nos para acolher a comunicação do próprio Deus, que fala conosco pela sua Palavra.


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”

Leitura (Verdade)

A identidade do Pai é amor. Jesus é a manifestação plena e total do amor do Pai para conosco. Leia-o atentamente este Evangelho. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção.

Evangelho: Jo 3,31-36 Aquele que vem do alto está acima de todos. Aquele que é da terra, sendo da terra, fala a partir da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Aquilo que viu e ouviu, isso testemunha, mas ninguém recebe seu testemunho. Aquele que recebe seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as coisas de Deus, pois ele dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e tudo colocou em sua mão. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem, porém, é rebelde ao Filho não verá a vida, e a ira de Deus permanece sobre ele.

“O desejo de vida eterna perpassa as buscas mais profundas da existência. Quando Deus envia seu Filho ao mundo, busca atender ao desejo humano de felicidade. A dificuldade de entender as coisas de Deus leva Jesus à cruz. Apesar disso, no terceiro dia, ele ressuscita, confirmando o alcance do amor. É importante perceber que Jesus não veio em nome próprio: veio unir a terra ao céu, enquanto revelador do verdadeiro rosto do Pai. Não aceitar Jesus é desconhecer quem é Deus. Jesus procura mostrar que ele veio do céu para realizar a eterna esperança da humanidade. Mais do que explicações, Jesus aguarda nosso seguimento e nosso amor. Sejamos cooperadores nessa maravilhosa obra denominada “Reino de Deus”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia novamente o texto e deixe-se tocar diretamente pelo Evangelho. Neste momento, é importante estar atento/a àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra. O que o texto diz para mim?
Jesus o/a surpreende? Qual é a importância das palavras de Jesus para sua vida?

Oração (Vida)

Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o/a cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.
“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Esse texto, que é uma meditação sobre a identidade e a missão de Jesus, parece ser a continuação do versículo 21. Na noite escura, Jesus continua o diálogo com Nicodemos. E tudo vai se tornando iluminação. Mais uma vez, o texto é construído com oposições: do alto / da terra; dá testemunho / ninguém aceita; acreditar / rejeitar; vida / ira. João apresenta um esboço de teologia trinitária: o Pai ama o Filho; ao Filho, Deus confia tudo e lhe dá o Espírito sem medida.
Tema central é o testemunho de Jesus, daquele que vem do alto: ele testemunha o que viu e ouviu junto do Pai, ele anuncia a Palavra de Deus, mas quase ninguém o aceita. O testemunho mais profundo e convincente é a própria vida de Jesus, sua fidelidade até a cruz. Para nós, a decisão está entre aceitar ou rejeitar o testemunho de Jesus. Quem o aceita, possui a experiência da vida em plenitude, da vida eterna; quem o rejeita, experimenta a ira, a condenação e o fracasso definitivo. Não acreditar é uma atitude livre de rejeição ao projeto de Deus e de exclusão da salvação oferecida por Deus. João Batista dá testemunho de Jesus. E nós, qual é o nosso testemunho dele?

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.