Fundo
Quinta-feira, 17 de Setembro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/09/2026

24ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Cor 15,1-11 Salmo: Sl 117(118) - Bendito quem chega em nome do Senhor.
evangelho
Tua fé te salvou. Vai em paz! - Lc 7,36-50

Um fariseu convidou-o para comer com ele. Jesus entrou na casa do fariseu e recostou-se à mesa. Nisso, uma mulher que vivia na cidade, uma pecadora, ao saber que ele estava reclinado para uma refeição na casa do fariseu, trouxe um alabastro de perfume, colocou-se detrás dele, aos pés dele, chorando, e começou a banhar-lhe os pés com as lágrimas; secava-os com seus cabelos, cobria-os de beijos e ungia-os com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o tinha convidado pensou: “Este, se fosse profeta, saberia quem é e que tipo de mulher está tocando nele: uma pecadora”. Tomando a palavra, Jesus lhe disse: “Simão, tenho algo para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre!” “Um credor tinha dois devedores: um devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?” Simão respondeu: “Penso que aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Eu entrei em tua casa, e não me ofereceste água para os pés; ela, no entanto, banhou meus pés com suas lágrimas e os secou com seus cabelos. Tu não me beijaste; ela, no entanto, desde que entrei não deixou de beijar meus pés. Tu não ungiste com azeite minha cabeça; ela, no entanto, ungiu com perfume meus pés. Por isso, eu te digo: seus muitos pecados lhe foram perdoados, como se deduz pelo muito amor que demonstrou. Aquele, porém, a quem pouco lhe é perdoado, pouco amor demonstra”. E disse a ela: “Teus pecados foram perdoados”. Os convivas começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O episódio que nos é narrado na liturgia de hoje é o de como uma mulher, conhecida na cidade como pecadora, se aproxima de Jesus.
Como você quer se aproximar de Jesus nessa Leitura Orante? Que perfume você traz? Como você se posiciona na sua presença?
Prepare seu ser para este encontro.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Peçamos ao Espírito Santo que nos conduza em nossa leitura orante.




Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Esta linda página do Evangelho inclui a mulher entre os que Deus ama porque conhece o coração e não pela fria observância da lei. Deixe-se cativar pela riqueza de ensinamentos que traz esse relato, no qual Jesus põe o amor no centro das relações de perdão.

Evangelho: Lc 7,36-50 “Um fariseu convidou-o para comer com ele. Jesus entrou na casa do fariseu e recostou-se à mesa. Nisso, uma mulher que vivia na cidade, uma pecadora, ao saber que ele estava reclinado para uma refeição na casa do fariseu, trouxe um alabastro de perfume, colocou-se detrás dele, aos pés dele, chorando, e começou a banhar-lhe os pés com as lágrimas; secava-os com seus cabelos, cobria-os de beijos e ungia-os com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o tinha convidado pensou: “Este, se fosse profeta, saberia quem é e que tipo de mulher está tocando nele: uma pecadora”. Tomando a palavra, Jesus lhe disse: “Simão, tenho algo para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre!” “Um credor tinha dois devedores: um devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?” Simão respondeu: “Penso que aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Eu entrei em tua casa, e não me ofereceste água para os pés; ela, no entanto, banhou meus pés com suas lágrimas e os secou com seus cabelos. Tu não me beijaste; ela, no entanto, desde que entrei não deixou de beijar meus pés. Tu não ungiste com azeite minha cabeça; ela, no entanto, ungiu com perfume meus pés. Por isso, eu te digo: seus muitos pecados lhe foram perdoados, como se deduz pelo muito amor que demonstrou. Aquele, porém, a quem pouco lhe é perdoado, pouco amor demonstra”. E disse a ela: “Teus pecados foram perdoados”. Os convivas começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

“A imperfeição é o nosso estado normal. A Lei de Deus nos orienta, mas não conseguimos observar os mandamentos; por isso precisamos da compreensão de Deus. Olhando as atitudes de Jesus, constatamos como ele é sadio, equilibrado, perfeitamente humano e sabe se relacionar. Em uma refeição, na casa de um fariseu, apareceu uma mulher que não havia sido convidada e não tinha boa fama. Jesus se relaciona tranquilamente com ela, sem receio do que pudessem pensar e dizer os que lá estavam. Jesus tira a mulher do anonimato. O fariseu, que a conhecia, a mantém oculta. Ela é interessante desde que não apareça. Jesus vê a força do amor que impulsiona a mulher. Ele salva o pecador do domínio do pecado.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Com que critérios você acolhe as pessoas? Pelos títulos, posição social, por sua influência ou por aquilo que transborda de seu interior?
Quais os critérios que Jesus tem para acolher, perdoar e salvar as pessoas?
Quais sentimentos a Palavra despertou para mudança de mentalidade e de atitudes em sua vida?
Deus é um Pai de infinito amor que nos recria em sua misericórdia. Quando experimentamos o seu amor, também estendemos aos nossos irmãos esse amor, por meio da misericórdia, da bondade, da ajuda e do perdão...

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Conclua com a oração; “Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.
Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.
Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.”

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir o amor como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O episódio da pecadora perdoada exemplifica a novidade da justiça anunciada por João Batista e concretizada por Jesus. O precursor chamava à conversão e ao arrependimento, preparando o caminho do Messias que concede o perdão dos pecados. Jesus encontra-se em um banquete, logo, come e bebe, mas também se demonstra capaz de acolher a pecadora arrependida, que se “faz esposa” pelo gesto de lavar-lhe os pés, o qual só a esposa podia fazer ao esposo. Assim, a casa de Simão podia representar a conversão de fariseus ainda fechados ao perdão para os pecadores públicos. A fala de Jesus a Simão, centrada no conhecimento do seu íntimo e no gesto autêntico do amor dessa mulher, confirmou o seu messianismo como filiação divina; razão pela qual tinha o poder de declarar perdoada a mulher, justificada pela fé e pela sabedoria que revelou ter.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.