Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Mensagem do dia 15 de janeiro
Deus vive junto
Deus vive junto
Freeimages

Para os seguidores de Jesus, Deus é junto. Não há solidão em Deus. O Deus de Jesus é um e é três. Não há Pai sozinho, nem Filho sozinho, nem Paráclito sozinho. Os textos, sobretudo no evangelho de João, são inúmeros. Há unidade perfeita. Passear por esses textos faz bem e encanta. Quase dá para ver o Deus que não vemos, tão categóricas as afirmações de existência e de unidade do Pai Santo, do Filho Santo e do Espírito Santo. Quem tem dificuldade de crer que Jesus é o Cristo terá dificuldade de entender que Deus é comunidade de pessoas.

O cristianismo é essa religião interessante e ousada, que proclama a não solidão de Deus. Ele é comunidade e nunca foi sozinho. É um só Deus, um só ser, mas três pessoas. Porque Deus é junto. Daí, também, deriva a crença teimosa dos cristãos na força do indivíduo, por causa da comunidade, e no poder das comunidades de fé. Por isso, a insistência da Igreja no poder e na importância de uma família unida. Para Jesus, tudo entre Ele e o Pai e o Consolador é comum. O Pai e Ele é um. Ele e o Pai mandariam o Espírito de ambos. Comunidade foi o que Jesus viveu com os discípulos. O que era dele, era dos discípulos. E a mística que Ele pedia ao Pai para os seus, era que fossem um, como Ele era um com o Pai (Jo 17,22).

A vida busca a unidade. As andorinhas formam bandos, os peixes formam cardumes, os búfalos, manada. As pessoas, se quiserem, grupos, comunidades e povo. Os jovens precisam se enturmar. E quem não se enturma, joga fora um grande valor da juventude. Quem se enturma errado, também se joga fora.
Mas Deus é junto. A Igreja também precisa ser junta. O casal tem que ser junto. Pais e filhos também devem ser juntos. O povo precisa ser junto. Tudo em comum, como se fossem um. Como-um. Comunitários. Juntos! O lema mais cristão que existe não tem a palavra Deus: 'Um por todos e todos por um'. O lema menos cristão e mais egoísta apenas usa a palavra Deus, mas não a vive: 'Cada um por si e Deus por todos'.

Deus vive junto. Deus é junto. Assim, a Igreja. Assim, os jovens. Ser juntos, buscar juntos, ouvir juntos, sorrir juntos, chorar juntos, viver em comum. Buscar riquezas um no outro. Sentir o valor de muitos valores reunidos. Sem isso, não há Igreja. Sem isso, a fé balança. Sem isso, a gente perde o sentido do aqui e agora. Dá para entender essas coisas, ou é tão difícil admitir que precisamos um do outro para sermos quem somos? A gente é muito mais gente quando é gente junta...

Pe. Zezinho, scj (www.padrezezinhoscj.com)