Fundo
Terça-feira, 17 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/08/2024

Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ap 11.19a, 12,1-6a.10ab Salmo: Sl 45(44) - A Rainha está à tua direita. 2ª Leitura: 1Cor 15,20-27a
evangelho
Proclama minha alma a grandeza do Senhor. - Lc 1,39-56

Naqueles dias, tendo-se levantado, Maria partiu sem demora para uma cidade na região montanhosa de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Por que me acontece isto, que a mãe de meu Senhor venha a mim? Assim que o som de tua saudação chegou a meus ouvidos, o bebê pulou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”. Então Maria disse: “Proclama minha alma a grandeza do Senhor, alegra-se meu espírito em Deus, meu salvador, que olhou para a humildade de sua serva. A partir de agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez coisas grandiosas para mim. Santo é seu nome, e sua misericórdia, de geração em geração, é para aqueles que o temem. Ele realizou proezas com seu braço: dispersou os planos dos soberbos, derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes, cumulou de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Auxiliou Israel, seu servo, tendo lembrado da misericórdia, como prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria permaneceu com ela cerca de três meses e, depois, voltou para sua casa.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste domingo solene da Assunção de Nossa Senhora, celebramos também o Dia das Vocações à Vida Religiosa. Maria canta a bondade e a misericórdia de Deus e testemunha a esperança dos pobres e humildes que esperam no seu Senhor. Como ela, nos dispomos hoje a acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio da Palavra que vamos meditar.
.
Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”



Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. O que diz o texto? Que experiência existe em comum entre Maria e Isabel? Quais elementos estão presentes no cântico de Maria?

Evangelho: Lc 1,39-56 Naqueles dias, tendo-se levantado, Maria partiu sem demora para uma cidade na região montanhosa de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre! Por que me acontece isto, que a mãe de meu Senhor venha a mim? Assim que o som de tua saudação chegou a meus ouvidos, o bebê pulou de alegria em meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumprirá o que lhe foi dito da parte do Senhor”. Então Maria disse: “Proclama minha alma a grandeza do Senhor, alegra-se meu espírito em Deus, meu salvador, que olhou para a humildade de sua serva. A partir de agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez coisas grandiosas para mim. Santo é seu nome, e sua misericórdia, de geração em geração, é para aqueles que o temem. Ele realizou proezas com seu braço: dispersou os planos dos soberbos, derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes, cumulou de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Auxiliou Israel, seu servo, tendo lembrado da misericórdia, como prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria permaneceu com ela cerca de três meses e, depois, voltou para sua casa.

“A festa da Assunção de Maria aponta para nosso destino final: o Reino dos Céus. É a festa da alegria, porque nosso corpo, templo do Espírito Santo, será glorificado e retornaremos a Deus como somos, na integridade de nosso ser. Maria acreditou na promessa e na força do Altíssimo. E, porque ela acreditou, Deus realizou maravilhas nela, que continua celebrada por todas as gerações. Sempre que repetimos: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”, entendemos que, no grande louvor que elevamos a Deus, louvamos também a Mãe do Salvador. Hoje dizemos com alegria e reconhecimento: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Sim, declaramos-te bem-aventurada: tu és a causa da nossa alegria!” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A exemplo de maria escutemos o Senhor e busquemos cumprir o que ele nos ensina, com humildade se sinceridade de coração. Também conosco o Senhor quer fazer maravilhas.
Como exerço minha missão de anunciar a alegria do Evangelho?
Meus encontros geram gratidão pelas maravilhas que Deus continua fazendo em nós, por nós e pelo nosso povo?
A oração do anjo, a “Ave-maria”, alegra meu Espírito? Quando faço esta oração creio que Jesus está onde está Maria, a cheia de graça?

Oração (Vida)

Oração pela Vida Consagrada
“Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos: pela presença missionária da Vida Religiosa Consagrada em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança e de paz. Pelo esforço, dedicação e serviço das irmãs, dos irmãos e dos sacerdotes junto aos mais pobres e sofridos. Pelo teu grande amor e bondade de Pai e Mãe aos(às) filhos(as) amados(as) do teu coração. Hoje queremos te pedir: guarda, fortalece e abençoa as famílias, fazendo-as felizes e santas em sua missão de pais e mães. Desperta no coração dos(as) jovens a alegria de servir os irmãos e irmãs que necessitam de tua Palavra, tua bondade e tua compaixão. Ajuda os(as) jovens a ouvir e responder com generosidade e fidelidade ao teu chamado. Encoraja suas decisões para que cheios(as) de confiança no teu imenso amor escutem teus apelos de amor e respondam consagrando-se a teu serviço na Vida Religiosa Consagrada como sacerdote, irmão e irmã. Amém” (Fonte: CRB).
Rezar – hoje – o quarto mistério glorioso do Rosário (Assunção de Maria) pedindo a Mãe de Jesus a graça da fidelidade ao seu Filho, Jesus Cristo.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Interrompemos a leitura do capítulo sexto de São João, que estamos fazendo nos domingos, para dar lugar a uma passagem de Lucas, na qual Nossa Senhora canta um hino de ação de graças por tudo o que Deus fez de bom para com ela, e hoje particularmente pela sua Assunção ao céu. Escolhida para ser a Mãe de Deus, Maria não conheceu o pecado nem a corrupção da morte. Nela tudo é vida, porque nela foi gerada a Vida, que é a luz do mundo. Nela não há pecado e as trevas da morte não dominaram a Luz, que é a Vida em Maria; por isso hoje celebramos com ela a vitória de seu Filho sobre a morte. Maria adormeceu como todos nós adormeceremos para esta vida e, ao despertar, foi elevada ao céu em corpo e alma. Quando morremos, nosso corpo se enrijece, é colocado na terra ou cremado, e se desfaz. Isto, diz a nossa fé, é consequência do pecado original. Maria, que foi preservada do pecado original em vista da sua maternidade divina, não haveria de ter seu corpo corrompido pela morte. Ela está no céu, com o seu corpo que não se corrompeu. Quanto a nós, ativos participantes do pecado original, nosso corpo será desfeito, mas um novo corpo nos será dado no último dia. O último dia poderá ser o primeiro da nossa eternidade, onde os dias não se contam. No Prefácio dos fiéis falecidos, rezamos que, “desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado nos céus, um corpo imperecível”. Sem pressa, esperemos para ver como será. Quanto a Maria, no dia primeiro de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamava solenemente que “a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Este é o dogma da Assunção de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Mãe nossa e da Igreja.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.